A minha pretensão neste post não é discutir, do ponto de vista médico, a condição de uma pessoa alérgica em relação aos agentes causadores de tais males, não sou médica e nem tenho competência para isso, desejo apenas fazer um relato sobre minhas alergias e como me sinto em relação aos meus animais de estimação.
Desde que me conheço por gente tenho algumas 'ites': faringite, rinite, sinusite, isso sem falar nas alergias aos ácaros, fungos, mofo, poeiras e pelos de animais, isso mesmo, pelo de cachorro e de gato... Já fui em diversos alergologistas e fiz aqueles exames de contato para descobrir os agentes causadores da minha alergia (o médico pinga algumas gotinhas de vários agentes causadores de alergia no nosso braço e em seguida fazem furinhos para que eles entrem em contato com a corrente sanguínea e reajam, depois de algum tempo obtém-se o resultado), o próximo passo era tomar as vacinas indicadas por eles, coisa que nunca fiz, sei lá por quê.
Nunca senti qualquer coisa na presença de cachorros, tive cães a minha vida inteira e sou o tipo de pessoa que beija (menos na boca, que é nojento), abraça e divide cama com o bichinho, já em relação aos gatos, não posso falar a mesma coisa... Na adolescência tive uma gata chamada Krishna, não me lembro se tive alguma alergia quando ela chegou, já na fase adulta chegaram na minha vida Athena, Pallas e Minoes, foi uma adaptação repleta de 'atchins'.
A cada nova gatinha que chegava na minha vida, fiquei cerca de 15 dias com coriza, espirrando, nariz entupido e olhos lacrimejando, depois desse tempo os sintomas alérgicos cessaram, como se o meu organismo estivesse se acostumando com cada uma delas, agora, se eu entrar em um outro ambiente que possua gatos com os quais eu não tenha convívio, o nariz começa a coçar na hora, depois vem sintomas descritos acima.
Li alguns artigos na internet falando que a saliva dos felinos possui uma proteína chamada 'fel d 1', como os gatinhos se lambem com frequência é normal que seu pêlo tenha essa substância em abundância, as pessoas alérgicas a essa proteína podem começar a sentir os sintomas ao passarem a mão no gato ou apenas ao entrarem no mesmo ambiente de um. Segundo o artigo a solução pode ser encontrada em vacinas, feitas por um alergologista, após comprovação da alergia em exames minuciosos.
Em outros artigos li que o causador da alergia não é o pelo fininho do gato, e sim a poeira que fica no animal, e, como os felinos não tomam banhos semanais como os cães (nem é saudável), acumulam assim uma poeira em seu couro. Todos os artigos que tratam do assunto recomendam banhos mais frequentes, banho à seco nos intervalos, troca frequente da roupa de cama e muita higiene em todos os ambientes que o gatinho frequenta em casa.
Por último, li textos que falam que o organismo de um alérgico pode se 'acostumar' com a presença do gato, isso se sua alergia for mais branda, a que o ideal é adotar hábitos de higiene para que a convivência seja livre de sintomas.
Considero minha alergia leve, desde que minhas gatinhas chegaram e passamos pelos críticos 15 dias de adaptação, não senti nada causado por elas, percebi que geralmente minhas crises de rinite são causadas por baixa imunológica, mudanças bruscas de temperatura, alteração na pressão atmosférica devido a viagens, etc, nesse período fico bastante sensível a presença das minhas felinas, mas, nada como acompanhamento médico, utilização dos medicamentos prescritos por eles para tratamento sintomático, hidratação e repouso adequado para que em poucos dias eu me recupere e minha vida retome o ritmo habitual.
Mesmo assim tenho algumas dicas, que procuro seguir: não deixo que minhas gatinhas e meu cachorro durmam nos meus travesseiros, troco a roupa de cama regularmente, procuro utilizar sempre um cobre-leito ou colcha durante o dia, dou banho a seco nas gatinhas, não deixo que elas vão à rua (onde o ambiente é inóspito: carregado de germes e microorganismos), acho importante que elas tomem banho de sol, corto suas unhas a cada quinze dias e mantenho limpo o ambiente onde ficam suas caixinhas de areia.
Imagem retirada do site: http://www.parana-online.com.br/media/uploads/2010/maio/070510/alergia070510.jpg
O importante é conhecer bem o seu organismo antes de decidir adotar um bichinho e procurar o seu médico caso perceba qualquer tipo de sintoma incomum, alergia é coisa séria e deve ser tratada por profissionais.